13 de novembro de 2012

Como funcionam os pisca-piscas?

Pra quem sempre teve curiosidade de saber como as luzinhas funcionam,esse post rápido explica.
Bom,basicamente temos dois tipos principais de piscas: o conjunto em série (mais simples) e o conjunto controlado por um microchip.
  • Conjunto em série
     A técnica consiste em simplesmente envolver a instalação de uma lâmpada de piscador em qualquer ponto no jogo de luz. (Esses jogos de 100 ou 150 lâmpadas são simplesmente dois ou três jogos de 50 lâmpadas em paralelo.)
    Lâmpada piscador.Note que essa tem uma lâmina extra,chamada de bimetálica.


    A corrente flui da lâmina para a coluna para acender o filamento. Quando o filamento esquentar, ele fará com que a lâmina se curve, interrompendo a corrente e apagando a lâmpada. À medida que a lâmina esfriar, ela irá se curvar novamente, restabelecendo o fluxo de corrente para a coluna e acendendo o filamento mais uma vez para que o ciclo se repita. Sempre que essa lâmpada de piscador estiver apagada, o resto do jogo não irá receber energia. Dessa forma, todo o jogo irá piscar simultaneamente.Quando a lâmpada do piscador queimar, o resto do jogo não acenderá até que a lâmpada do piscador seja trocada.
    • Conjunto com controlador
      Alguns jogos de luzes vêm com controladores de 8 funções que acionam as luzes em muitos tipos de padrões interessantes. Nesses sistemas, geralmente você encontra uma caixa de controle que ativa os quatro jogos separados de lâmpadas em miniatura. Os quatro jogos são intercalados, em vez de dispostos um após o outro. Se alguma vez você abrir uma caixa de controle, verá que ela é muito simples. Ela contém um circuito integrado e quatro transistores ou triacs, um para acionar cada jogo. O circuito integrado simplesmente aciona um triac para acender um dos quatro jogos. Ao acionar os triacs de forma adequada, você poderá criar todos os tipos de efeitos.
     Simples como essas coisinhas fofas funcionam né?
Créditos:HowStuffWorks,Blog Biocurioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí! Sua opinião é sempre bem vinda!